Novas Profissões

O ano de 2017 está se configurando como um ano de cautela com o mercado de trabalho. No entanto, especialistas apontam que empregos relacionados com a área financeira e a área empresarial continuam aquecidos, principalmente por conta da intensa busca de profissionais altamente qualificados, ainda escassos no Brasil. Conheça algumas profissões novas que prometem empregar muito esse ano e abrir novos caminhos no mercado de trabalho.

 

Gerente de expansão de startups
O gerente de expansão é um profissional responsável pelo crescimento da empresa. No caso de startups, ele precisa organizar do zero uma unidade local ou empresa que está nascendo. Muitas startups nascem de uma ideia tecnológica, mas nem sempre seus inventores estão preparados para organizar todos os departamentos que viabilizarão a venda de sua ideia ou produto. É neste contexto de viabilização empresarial que o gerente de expansão atua. O ideal é que o gerente de expansão de startups seja muito organizado, fluente em línguas (no mínimo inglês e espanhol), saiba gerir pessoas e projetos, e tenha visão ampla sobre como gerenciar problemas e buscar soluções rápidas. Muitos profissionais desta área são formados em Administração, e especializações em gestão podem contribuir na contratação.

 

Analista de Search Engine Optimization (SEO)
O analista de SEO é responsável por posicionar bem um site dento dos buscadores online. O SEO otimiza sites e, por meio do planejamento de palavras chaves e otimização de conteúdo, faz com que as visualizações e o engajamento das pessoas dentro dos sites sejam altos. Ele é muito importante para conquistar patrocinadores e para tornar uma marca conhecida na internet. Este profissional não precisa ter formação universitária especifica, embora cursos técnicos na área ou formação em ciências da computação ou engenharia da computação sejam grandes diferenciais. É preciso conhecer bem as ferramentas de SEO, ser bastante analítico, ter raciocínio rápido e estar sempre atualizado.

 

Coach corporativo
O coach corporativo é o profissional que assessora uma empresa ou pessoa de forma a desenvolver todo o seu potencial para o sucesso. O coach usa técnicas de treinamento, gestão de pessoas e projetos para, assim, desenvolver estratégias que levem ao alcance de metas. Este profissional é amplamente procurado pelas empresas que desejam aliar seu potencial às demandas do mercado.

 

Cientista de dados
O cientista de dados é o profissional responsável por armazenar, gerenciar e analisar grandes volumes de dados que visam entender quem é o cliente, como ele se comporta e de que maneira ele se relaciona com o produto que lhe é ofertado. O cientista de dados precisa ser habilidoso tanto no universo dos negócios como no da Matemática e Tecnologia da Informação (TI). Geralmente, este profissional é formado em estatística, matemática ou ciências da computação, e precisa ter bom conhecimento em programação.

 

Gerente/diretor de planejamento financeiro

O gerente financeiro é a inteligência do departamento de finanças de uma empresa. Em momentos em que a economia fica em estado de alerta, como o que estamos passando no Brasil, este profissional é essencial para “arrumar a casa”, organizar as finanças e garantir que a empresa continuará a crescer. Ele decide sobre orçamentos, analisa possíveis investimentos e decide de que forma o dinheiro será gasto dentro da companhia. Esse profissional exerce um cargo de imensa responsabilidade. Geralmente sua formação vem das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia.

 

É possível mudar de profissão

As profissões apresentadas requerem bastante estudo e esforço, mas também demonstram que os profissionais precisam ter conhecimentos em diversas áreas para alcançar destaque no mercado. Procurar aquilo que te realiza e traz felicidade é o mais importante! Muitas vezes, mudar de área pode trazer medos e inseguranças, mas exemplos de sucesso de pessoas que se tornaram cada vez mais dinâmicas em suas áreas de atuação não faltam. Todo conhecimento é válido, e sua experiência pode ser exatamente o que o mercado precisa!

 

José Roberto Marques – IBC