Repensar Vida e Carreira 50+

Repensar Vida e Carreira 50+

Onde está escrito que não podemos iniciar uma nova carreira aos 50 anos? Ou que não somos capazes de transformar nossas vidas aos 60?

 

Podemos nos reinventar em qualquer idade! Geração atual, geração “sem idade”! Está decretado o fim da “terceira idade”! Já vivemos na era da longevidade, na qual temos a nossa disposição quatro pilares de transformação:

 

Aprendizado contínuo: manter-se atualizado por meio da pesquisa e busca de informação, adquirindo novas habilidades e conhecimentos.

 

Bem-estar:  cuidar da saúde e sentir-se bem, ser dono do seu tempo e encontrar o equilíbrio entre vida e carreira.

 

Ressignificação: busca de um novo significado para sua vida, sua nova imagem profissional e seu novo papel na sociedade.

 

Protagonismo: autonomia para buscar sua realização pessoal e profissional com liberdade para fazer escolhas que lhe tragam felicidade.

 

Nesse contexto, presenciamos o movimento de reinvenção do trabalho com flexibilização dos formatos de contratação, novos ambientes de trabalho e quebra de paradigmas. Empresas estão dispostas a lidar com os desafios da convivência de várias gerações no mesmo ambiente de trabalho, valorizando a experiência intergeracional e a diversidade.

 

O mundo valoriza cada vez menos os certificados e cada vez mais o que somos capazes de criar com o conhecimento adquirido – nosso portfólio!  Um diploma comprova nossa capacidade intelectual, enquanto o nosso portfólio demonstra nossa imaginação e capacidade de realização. Não é por acaso que falamos em lifelong learning, que é nossa capacidade de aprender coisas novas durante toda a vida. Não significa fazer uma nova graduação, mas a curiosidade sobre as novidades, estar disponível e integrado às diferentes gerações, aberto a aprender e ensinar.

 

Enquanto há energia, curiosidade, disposição, lucidez e criatividade, a vida está aberta para ser explorada. Ser capaz de viver a era “ageless” é acreditar que sempre se pode ser um agente de mudança.

 

E você? Já está preparado para essa nova realidade de transformação de vida?

 

Lia Fonseca

Psicóloga, Consultora de Carreira, Sócia e Fundadora da Next Recursos Humanos